Ícone do site Jacqueline Vilela

14 conselhos de Içami Tiba que os pais de adolescentes devem conhecer

14 conselhos de Içami Tiba que os pais de adolescentes devem conhecer

Por Jacqueline Vilela

Um dos maiores livros sobre educação na adolescência que li na vida foi Quem Ama Educa! Adolescentes, escrito por Içami Tiba.

É uma obra que eu não me canso de recomendar para os pais de adolescentes. Mais do que isso, estou sempre consultando de tempos em tempos para a educação da minha própria filha, porque é uma leitura leve e fácil, mas ao mesmo tempo direta e franca. Você já leu?

O livro é dividido por quatro partes principais, cada uma com capítulos detalhando o tema, e promove reflexões e ensinamentos sobre a adolescência, estudos, sexualidade, drogas, família e gerações.

Hoje eu quero compartilhar com você algumas das minhas frases favoritas de Içami Tiba, psiquiatra, psicodramatista e escritor que tanto ajudou as famílias ao longo da sua vida. Recomendo fortemente que você leia as dicas, reflita sobre elas e, principalmente, leia o livro.

São conselhos preciosos para você não apenas educar filhos adolescentes, mas para ser uma pessoa melhor:

#1. SOBRE A ADOLESCÊNCIA DOS FILHOS
É na adolescência que o filho se lança ao mundo, e aos pais cabe torcer por ele e socorrê-lo quando preciso. Também é responsabilidade educativa dos pais interferir quando algo não vai bem, mas agora adotando um novo posicionamento educativo.

Por mais que queiram e possam, os pais de adolescentes precisam evitar tomar decisões pelos filhos porque é preciso prepará-los internamente para que eles possam se proteger sozinhos e enfrentar as consequências nas escolhas.

#2. SOBRE A ANTECIPAÇÃO DA ADOLESCÊNCIA
Do ponto de vista biológico, a adolescência está começando cada vez mais cedo, talvez um a dois anos antes do que a geração dos pais, mas essa atitude não deve ser incentivada pelos próprios pais.

A criança se sente no direito de fazer o que os mais velhos fazem, exigem celular sem nenhuma finalidade, querem definir a escola que vão estudar, o momento que vão fazer as coisas, dão presentinhos para “namoradinhas” aos 3 anos de idade… Dê poder a uma criança ingênua e ela mostrará incompetência no poder.

Essas decisões não deveriam ser tomadas por eles. Como um garotinho de 11 anos vai conseguir arcar com as consequências dos seus atos se é apenas uma criança?

Crianças precisam de supervisão e controle. Pais que são firmes, em vez de rígidos, conseguem melhores resultados com os filhos.

#3. SOBRE SEXUALIDADE
É preciso deixar claro todos os pontos de vista sobre um filho(a) que traz sua(seu) namorada(o) para dormir em casa. Os pais devem manter a sua posição clara e firme sem temer que isso possa prejudicar os filhos.

O que realmente prejudica é o fato de os filhos terem a sensação de que podem fazer tudo o que quiserem sem levar em consideração o que os pais pensam e sentem.

#4. SOBRE DROGAS
Para preparar o filho para que não use drogas, o que vale é a combinação dos comportamentos do pai e da mãe, formando atitudes baseadas no princípio educativo da coerência, constância e consequência.

Os pais de hoje têm feito apologia do prazer. Não importa quanto eles se sacrifiquem, querem que o filho tenha prazer. A parte do sacrifício fica apenas para os pais. Isso, a rigor, é educar para que os filhos usem drogas.

Muitos jovens atribuem à maconha poderes que ela não tem, num preconceito positivo, enquanto muitos pais consideram o filho um viciado se ele tiver fumando maconha, num preconceito negativo. Assim, num campo já minado, os preconceitos bilaterais explodem o relacionamento entre pais e filhos.

#5. SOBRE A FAMÍLIA
A família sempre foi, é e continuará sendo o principal núcleo afetivo de qualquer ser humano. Na família nasce o SER. Na adolescência, ele busca sua identidade social.

Com autonomia comportamental e independência financeira, o adulto jovem busca alguém para ter sua parceria.

Seu maior sonho é realizar a felicidade. Pelos filhos, a felicidade se perpetua. Ser eterno é o seu segundo maior sonho. A civilização se alimenta da educação e história dos filhos.

Histórias que escrevem páginas no livro da humanidade.

… E os filhos trazem na sua própria existência a felicidade e a eternidade dos seus pais.

#6. SOBRE OS PAIS QUE NÃO EDUCAM
Há mães que não admitem interferências no seu relacionamento com o filho. São mães onipotentes que acreditam que, se foram capazes de gestar, parir e criar um filho, saberiam também educá-lo. A realidade atual tem comprovado que se enganam.

Os pais retrógrados são os “donos da verdade” e acham que sabem o melhor caminho para os filhos, ou os carregam para que não se cansem. É aquele que acha que já sabe de tudo e que não precisa aprender mais nada.

Uma vez, vi um pai se abaixar para amarrar o cadarço do tênis de um garoto de 11 anos. É uma tarefa que o filho poderia muito bem executar. Se o filho sabe amarrar os sapatos e não o faz, é um folgado que sufoca os pais. Se não sabe, é um ignorante que só postergou o aprendizado.

O que fará na escola esse garoto, onde os seus pais não estão e as pessoas presentes não têm tempo para ficar amarrando o cadarço de ninguém?

#7. SOBRE A NOVA EDUCAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA
O mundo está em plena mudança. O passado já aconteceu e temos história para nos lembrarmos, o presente está mudando numa velocidade cada vez maior e caminhamos para um futuro inimaginável.

As estruturas físicas precisam ser adaptadas aos avanços tecnológicos.

Mais do que nunca a família ganha importância, principalmente se ela for atualizada com os novos conceitos educacionais. Alguns pais insistem em repedir modelos ultrapassados, ancorados em uma espécie de lamento saudosista: “No tempo do meu pai era bom. Bastava ele me olhar, que eu obedecia”.

Mas, se realmente tivesse sido tão bom, teríamos repetido o que eles fizeram e não teríamos participado dessa revolução evolutiva.

#8. SOBRE A EDUCAÇÃO PARA O SUCESSO
Não basta oferecer ao filho uma boa escola, modernos cursos extracurriculares, alimentação de qualidade e os melhores cuidados médicos, porque educação é um projeto que requer foco e estratégias de ação, para atingir o objetivo pretendido.

Em uma família de alta performance, as rotinas seriam os deveres de cada um, para que ninguém fique perdendo tempo tocando a rotina dos outros. Arrumar o próprio quarto é um exemplo. Cada um que arrume o seu, pois ninguém deve sobrecarregar o outro. Máquinas precisam de comandos, e filhos de líderes.

Os pais líderes educadores não carregam sozinhos os seus filhos, mas estimulam-nos a ser comprometidos com o sucesso da família.

#9. SOBRE COMPORTAMENTOS DOS FILHOS
Todas as grandes alterações comportamentais começam pequenininhas até ficarem evidentes e prejudiciais. Corrigir o que já se modificou é muito mais difícil do que mudar o rumo do que está se alterando.

Os pais não deveriam aceitar a tirania juvenil, pois ninguém pode ser tirano na sociedade. Isso é um princípio educativo.

Os pais sentem-se mais fracos do que o filho, que se sente forte justamente pela impotência deles. Eles não se abrem com ninguém, com receio de expor o próprio filho, e de vergonha da situação. O filho está acima de tudo e de todos.

#10. SOBRE TEMPO PARA OS FILHOS
Há pais com tempo ocioso, mas “sem tempo para os filhos”, e pais “sem tempo para nada” conseguem tempo para o amor. Cada um faz o seu tempo.

Pais e filhos adolescentes precisam encontrar meios de comunicação mais eficientes, atuais e prazerosos.

Como os adolescentes se comunicam entre si quando não se encontram pessoalmente? Sim, pelas tecnologias! Se a presença física está difícil, além dos bilhetes e telefonemas, é bom aproveitar a tecnologia dominada pelos jovens para mandar torpedos, usar e-mails, Whatsapp, etc.

#11. SOBRE ESTUDOS
Estudo não se negocia, ele é importante não só para a capacitação e formação pessoal, mas também para o benefício e qualidade de vida da família e da sociedade.

Mais importante do que tirar notas altas é aprender. E mais importante do que ter informações dentro de si é aprender a encontrá-las. É preciso ter consciência da necessidade de aprender. O aprendizado não faz mal a ninguém e filhos levam para a escola o que aprenderam em casa.

O adolescente precisa ter um cobrador externo para que construa um cobrador interno. Os pais precisam fazer esse papel, cobrando. Já que a escola não está conseguindo melhores resultados com esse sistema de educação, que cada família descubra quais métodos podem ser usados para forjar a personalidade do filho, a fim de transformá-lo num cidadão competente.

#12. SOBRE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Estar pobre ou rico não cabe somente à sorte. Em geral pobre é a pessoa que não conseguiu ganhar dinheiro ou administrar bem o que recebeu. Muitos profissionais ganharam bem, mas não se tornaram ricos por falhas na administração financeira.

Antes de gastar qualquer quantia, vale a pena fazer três perguntas: Eu preciso realmente disso? Para quê? Preciso comprar agora?

Para educação financeira, toda compra que não se usa, não se curte nem sequer se negocia é um desperdício. O desperdício é sempre muito caro, pois é dinheiro jogado fora.

#13. A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO
O filho está aprendendo o jogo da vida por meio do trabalho. Todo jogo tem suas regras, e ele tem que aprender as regras de sobrevivência. A primeira delas é a relação custo-benefício.

O comprometimento com a família pode ser construído no dia a dia, à medida que a família exige que o adolescente cumpra suas obrigações, até atingir o amadurecimento. Entre os funcionários igualmente capacitados, vence o que estiver realmente comprometido com o projeto, por isso a importância do adolescente aprender em casa.

Mau trabalhador é a pessoa que trabalha o suficiente para não ser despedida e reclama que ganha pouco. Muitos filhos, trabalhando como maus empregados, estudam apenas o suficiente para passar de ano, fazendo o mínimo em casa e recebendo tudo de “mão beijada”. Acabam sendo mal preparados para o trabalho, cujas exigências andam a passos gigantes.

Se o trabalho for progressivo e em nada prejudicar os estudos, pode até ajudar o estudante a se organizar melhor. O trabalho em si não prejudica o homem em nada.

#14. SOBRE A FASE DAS FLORES
A adolescência é a etapa humana que corresponde à das flores antes de se transformarem em frutos. Os adolescentes existem, atraentes, exuberantes, perfumados, coloridos, agitados, exibidos, gregários, querendo ver e ser vistos.

Das flores é que se formam os frutos e os adultos, que já foram adolescentes, querem que esses adolescentes funcionem como se fossem frutos. E os adolescentes querem que os adultos tenham os mesmos pontos de vista deles.

Conflitos entre adultos e adolescentes são naturais e acontecem. O que deve ser evitado é que os conflitos evoluam para confrontos.

Os adultos precisam funcionar como raízes que alimentam os alados, e não como âncora que os prende num local.

O adolescente é pequeno demais para grandes coisas, grande demais para pequenas coisas.

Qual conselho mais impactou você? Escreva nos comentários para que eu possa escrever mais a respeito.

Com amor,

Jacqueline

Fundadora e CEO da Parent Coaching

Sair da versão mobile